terça-feira, setembro 27, 2011

ÉPOCA DE SÃO MICAEL

Festa de São Micael
No dia 29 de setembro comemoramos e iniciamos a Festa de São Micael, o arcanjo que ,com força objetiva e inteligência cósmica, defende a humanidade por acreditar nela. Atualmente ele ajuda e inspira o homem que queira aprender a amar com consciência.
Nos dias de hoje a Festa de Micael esta praticamente esquecida e pouco comemorada. Na Idade Média ele era representado com uma espada na mão apontando em direção a um dragão, mostrando que não é necessário matar o mal, pois podemos mantê-lo controlado.
São Micael trabalha com o ferro da espada que é o ferro meteórico e que anualmente cai na Terra em forma de meteoritos (estrelas cadentes) nos meses de agosto e setembro, aproximadamente. No nosso sangue existe a substância ferro que nos garante força de atuação e coragem.
O conteúdo da Festa de São Micael é a Coragem. O homem deve se esforçar para ultrapassar seus limites e vencer seus medos, seus dragões; pois este é o único caminho para a liberdade.
A coragem é trabalhada na criança através de brincadeiras como pular corda, equilíbrio, pontes de corda e outras que requerem o exercício da força física e da própria coragem.
Podemos fortalecer a coragem das crianças através da espada (de madeira por exemplo) que representa a bravura, de contos de fadas que falem de príncipes corajosos e justos e também através de músicas ou versos pedindo a São Micael que nunca falte aos homens coragem para trilhar o caminho da liberdade e do amor, e para acreditar na humanidade. A coragem permite que o homem vivencie a primavera no seu próprio ser.


COSTUMES E BRINCADEIRAS PARA ÉPOCA DE MICAEL
Não se tem tradições, pois na verdade esta é a época do ano que representa o momento atual da humanidade.
Na verdade cabe a nós construirmos festividades que celebrem adequadamente esta época, cuidando para não estarmos instituindo mais uma data festiva no calendário. Deveríamos conseguir celebrar as dádivas de Micael de forma ativa, invocando sua atuação junto a nós para termos força e coragem. Coragem para agirmos socialmente fazendo o BEM.
A Escola Conviver, de uma forma alegre realiza, todos os anos a Gincana de Micael. São desafios na natureza, onde alunos de diferentes idades, tamanhos e capacidades, terão oportunidade de se descobrirem em seus limites e vencerem obstáculos, trabalhando em conjunto, em cooperação fraterna, exercitando suas idéias e sentindo-se parte de um todo.
Fraternidade, Liberdade e Igualdade. Eis o que deveria nos inspirar a Época de Micael e a "Festa da Coragem", de forma a ser um germe de atuações futuras no mundo, indo ao encontro do Eu do outro, para que no exercício do amor nos encontremos como verdadeiros seres humanos.
Marisa Clausen Vieira Psicóloga e Psicoterapeuta Antroposófica.

Nenhum comentário: